quarta-feira, 5 de maio de 2010

Não recebi minha fatura antes do vencimento. Tenho que pagar multa e juros?

Depende. Você deve ficar atento a data de vencimento. Se perceber que houve atraso, siga os seguintes passos:

- Entre em contato com a empresa;
- peça uma segunda via da conta;
- solicite a suspensão da cobrança da multa ou dos juros.
Dessa forma, você não será penalizado se a empresa não conseguir enviar o boleto para seu pagamento.
Toda prestadora de serviço tem obrigação de disponibilizar a você uma forma de pagar pela prestação de serviços dentro do prazo acordado. Muitos fornecedores disponibilizam outros meios de pagamento como depósito em conta, código de barras, pagamento automatizado em lotéricas ou no próprio estabelecimento comercial.

Só não paga multa se não houver outra forma de pagamento

Portanto, se o consumidor não receber a fatura antes do vencimento deverá entrar em contato com a empresa solicitando uma outra forma para efetuar a quitação de seu débito. Porém, caso esta não disponibilize outro meio, não poderá cobrar do consumidor os encargos pelo atraso no pagamento, tendo em vista que não foi capaz de enviar o boleto ao consumidor.
Caso o fornecedor envie o boleto com atraso repetidamente, o consumidor deve reclamar e não admitir este tipo de conduta.
Fonte: ProTeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário