segunda-feira, 7 de junho de 2010

Torcer pela seleção também requer pesquisa

É ano de Copa do Mundo e os fãs de futebol acabam se tornando muito importantes para a economia. Disparam as vendas de televisores, bebidas e artigos relacionados à seleção brasileira. Mesmo na torcida, o Procon recomenda ao consumidor que tome alguns cuidados para evitar problemas e que realize sempre uma pesquisa de preços para que não seja comprometido o orçamento doméstico.

Televisores
Os consumidores, em período de Copa, muitas vezes, compram um televisor com nova tecnologia. Mas, vale lembrar que se possuem uma boa televisão, mesmo que não seja de última geração, é preciso analisar se há necessidade de um gasto que pode comprometer o seu orçamento. Assim, se o consumidor tem um aparelho com uma boa qualidade de imagem, deve avaliar se realmente este é o momento de efetuar a troca do seu televisor.

Se a opção for adquirir um novo produto, é preciso pesquisar, pois existem vários tipos e modelos no mercado, desde aparelhos de telefonia móvel (celular), tvs portáteis até os de última geração que permitem a visualização de imagens em três dimensões.

A maior procura tem sido por aparelhos de televisão de alta definição e, nessa hora, deve-se ter muita atenção, pois há os de LCD (Liquid Cristal Display ou tela de cristal líquido), LCD 3D ( LCD com tecnologia 3D), plasma (indicado para ambientes escuros) e as novas Led LCD. O consumidor deve definir o aparelho que deseja comprar e realizar uma pesquisa de preços em diversos estabelecimentos, uma vez que as diferenças podem ser significativas.

O Procon alerta que a tecnologia utilizada interfere no valor do produto e que a qualidade da imagem pode variar com o ambiente em que será utilizado. É recomendável que o consumidor conheça antes os detalhes técnicos dos diversos modelos, escolhendo o que for mais indicado para a sua finalidade. Seja qual for a escolha, deve saber o preço à vista e a prazo, bem como os juros embutidos no financiamento.

Torcedores
O comércio também disponibilizou uma série de produtos para os torcedores, que precisam estar atentos em relação à camisa e aos produtos oficiais, que são produzidos exclusivamente pela marca patrocinadora de material esportivo da seleção e têm um custo elevado.

O Procon lembra ainda que muitas empresas oferecem promoções de camisas e brindes e que, normalmente, esses produtos são oficiais da promoção e não da seleção.

Bares e restaurantes
Bares e restaurantes são opções procuradas por muitos torcedores para assistir aos jogos. Vale lembrar que no Paraná está proibida por lei a cobrança da consumação mínima e não existindo apresentação artística ao vivo não pode ser exigido o pagamento do couvert artístico. Já a taxa de 10% é optativa e não deve ser acrescida à conta do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário